Constelação Familiar é um método de terapia sistêmica de compreensão e liberação de processos que se têm sua origem nas relações entre as pessoas, especialmente entre as famílias.

Método desenvolvido por Bert Hellinger, terapeuta alemão, que observou que o modo como nos relacionamos em nossa família de origem cria preceitos e condutas em nosso modo de ser aos quais muitas geralmente seguimos reproduzindo pela vida sem sequer nos darmos conta de onde surgiu tal padrão.

Bert Hellinger descreve três leis básicas nos relacionamentos humanos que quando não são observadas ou respeitadas levam a um modo limitado, sistemático em nosso viver e que quando vivenciados intrinsicamente nos torna livres, autônomos e conscientes. Esta leis são:
– Pertencimento: cada qual tem um lugar neste mundo e só será pleno quando seu lugar
– Hierarquia: reconhecimento da grandeza e do lugar daqueles que vieram antes, como os pais e irmãos mais velhos,
– Equilibrio: numa relação equilibrada um dá, outro recebe e dá mais um pouquinho, o primeiro devolve mais um pouco, e assim a relação cresce.

A técnica da Constelação Familiar envolve o uso de representantes que demonstram e esclarecem os pontos e as fixações existentes para então serem trabalhadas.

Conheci a Constelação Familiar em 2010, num momento em que comecei a olhar para mim de um modo mais amplo e a compreender e a dar lugar àqueles que por falta de compreensão ou aceitação eu não conseguia dor lugar.

Desde então tenho trabalhado com essa técnica e ampliado assim minha compreensão de mundo. Mais importante que compreender mentalmente é viver de modo sistêmico, numa relação verdadeira com a vida.