A Gestalt-terapia é um método desenvolvido por Fritz Perls que leva em consideração o todo do indivíduo, em seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais. Tudo o que compõe o ser pode expressá-lo e esse todo abre caminhos para a consciência de si a cada momento.

Gestalt é um termo alemão que significa Forma ou Figura, é aquilo que se destaca, aquilo que emerge em cada momento, na relação conosco mesmo, na relação com pessoas, em nossos sonhos, em nossas sensações físicas… Compreende-se que aquilo que surge em dado momento é o tema a ser trabalhado, é a expressão de um todo maior, ainda inconsciente, que busca se expressar. Ao se trabalhar à partir desse ponto de origem se trabalha a pessoa como um todo, incorporando aquilo que antes permanecia encoberto.

Os pilares da Gestalt são o Aqui e Agora, a Presença e o Responsabilizar-se.

Se nos colocamos no tempo presente, atentos e assumindo nossas próprias decisões conquistamos a capacidade de sermos senhores de nossas escolhas, Passamos a decidir com consciência daquilo que realmente desejamos.

Cheguei à Gestalt a partir do trabalho da Escola Sat, de Claudio Naranjo e nessa linha fiz minha formação. Fiquei surpresa e agradecida ao perceber na Gestalt os valores e princípios que segui em minha vida profissional, através da Homeopatia e Constelação Familiar, que é essencialmente o processo de integrar o que antes se buscava anular, negar.

Na Homeopatia se trabalha à partir do corpo, na Constelação à partir da Família e na Gestalt a partir da relação emocional da pessoa com seus valores e preceitos. Ao integrar ficamos mais íntegros e livres.